domingo, 30 de novembro de 2014

Índia

A desvalorização da mulher na Índia

Apesar dos avanços sociais e econômicos alcançados pelo país nos últimos anos, a repressão e desvalorização da mulher ainda existe. Segundo especialistas, a falta de punições contribui para repetição de crimes.

"A mulher sempre foi considerada propriedade do homem. Só o homem é tido como uma criatura racional. Mulheres são tidas como irracionais", explica a pesquisadora Renate Syed, especialista em cultura indiana da Universidade Ludwig-Maximilian, de Munique. "Nós ainda encontramos na Índia mulheres proibidas de construir sua própria identidade. Elas são vistas apenas como filha ou esposa de um homem. Assim, elas têm retirada sua autonomia."

A discriminação contra as mulheres começa cedo. As mães amamentam meninos por mais tempo do que amamentam as meninas. Em famílias com muitos filhos, o investimento na educação das garotas quase sempre é desfavorecido em favor dos garotos.

Violência contra a mulher

A violência contra as mulheres, na Índia, é cada vez mais motivo de choque para a opinião pública mundial. Em 2012, o assassinato de uma jovem estudante provocou uma rebelião social no país.
“Muitos crimes sexuais acontecem porque há cada vez menos mulheres no nosso país. Os rapazes não têm com quem casar, particularmente na parte norte da Índia. E tudo por causa do feticídio feminino e do infanticídio.”
"A realidade de violência enfrentada por muitas mulheres na Índia ganhou projeção global após o caso, ocorrido em dezembro passado, de uma estudante de medicina de 23 anos que foi vítima de um estupro coletivo em um ônibus na capital do país, Nova Déli.''- BBC News.
Confira agora um vídeo de TV Folha falando sobre a violência sexual contra as mulheres na Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário